A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que 59% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria se reeleger nas eleições do ano que vem, enquanto 39% defendem a candidatura do petista. Os índices se mantêm iguais aos do levantamento do mês anterior.
O levantamento entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A pesquisa também avaliou possíveis sucessores de Lula, caso ele não concorra. Para 9% dos entrevistados, o vice-presidente Geraldo Alckmin deveria assumir a candidatura, seguido por Simone Tebet (6%), Fernando Haddad (5%) e Eduardo Paes (3%).
Lula já demonstrou interesse em um quarto mandato. Em agosto, afirmou: “Se preparem para seguinte questão: um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodaram muito mais. Três mandatos, muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato, como eles vão ficar incomodados. Então, se preparem, porque tem coisa aí para a frente.”
Quanto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, 76% dos entrevistados acreditam que ele deve abrir mão da candidatura e apoiar outro político. O resultado surge poucos dias após sua condenação por tentativa de golpe de Estado.
Em relação à avaliação do governo, a pesquisa apontou estabilidade. Segundo o levantamento, 51% desaprovam a gestão de Lula, enquanto 46% a aprovam, e 3% não souberam ou não responderam. Além disso, 38% consideram o trabalho do presidente negativo, 31% positivo e 28% regular.