8 estados em risco de tempestades e 12 com baixa umidade, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja – que indica “perigo” – para chuvas intensas no Amazonas nesta quinta-feira (23). O aviso é válido até as 10h de sexta-feira (24) e abrange as regiões Sudoeste, Norte, Sul e Centro Amazonense.


De acordo com o Inmet, os temporais podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia, acompanhados de ventos que chegam a 100 km/h. Há risco elevado de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Risco de Alagamentos e Deslizamentos na Bahia

Na Bahia, o alerta também é laranja, mas focado no acumulado de chuva, e é válido até sábado (25). O aviso abrange as regiões Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano, Metropolitana de Salvador e Sul Baiano, onde sirenes de alerta já foram acionadas em algumas áreas. O Inmet alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Alerta Amarelo para Chuvas em Oito Estados

O Inmet ainda emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas em oito estados do país, válido até as 10h de sexta-feira (24): Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe. Nesses locais, os ventos podem chegar a 60 km/h, com até 50 milímetros de chuva e possibilidade de queda de granizo. O risco de danos é considerado baixo.

Baixa Umidade e Ventos Costeiros

Enquanto a preocupação é a água em algumas regiões, 12 estados estão em alerta amarelo de “perigo potencial” para baixa umidade até as 10h de sexta. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% no Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.


O Inmet recomenda a hidratação constante e evitar esforço físico nas horas mais secas.

Além disso, seis estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – estão sob alerta amarelo para ventos costeiros. O aviso segue até sexta-feira no Nordeste e até sábado (25) na Região Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *