‘Brasil será o país com a maior cobertura do 5G puro do mundo’, afirma ministro

Nesta quarta-feira (6/7), a tecnologia 5G começa a operar no Brasil com sinal lançado inicialmente no Distrito Federal. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, concedeu uma entrevista a Jovem Pan News, para falar sobre a questão.


De acordo com ele, o teste realizado na noite da última terça-feira (6/7), em Brasília já atingiu uma velocidade de internet muito superior àquela usada atualmente e o Brasil deverá se tornar o país do mundo com maior cobertura da tecnologia 5G.

“O Brasil é um país muito grande e que tem uma cobertura muito pequena de internet. Por exemplo, a Amazônia só tem cobertura de de 3% de internet. 97% da área da Amazônia não tem internet. Então, nós estamos partindo agora para termos o país com a maior cobertura do 5G stand-alone, que é o 5G puro, entre todos os países do mundo. Nas 5.570 cidades, nas áreas urbanas, nós teremos o 5G. E nas áreas remotas, por exemplo, nas cidades do Nordeste, nas cidades do interior do Norte, muitas delas têm distritos que ficam a 5, 10, 15 quilômetros, então a gente priorizou o 4G. Então, área remota, área rural, 4G, área urbana, 5G”, disse Faria.

Segundo o governo federal, 5.570 cidades brasileiras vão receber a internet de alta velocidade. Nas áreas remotas, as operadoras ficaram obrigadas a levar a conexão 4G. “O Brasil será o país com a maior cobertura 5G entre todos os países do mundo”, afirmou Faria.

Em relação à segurança, o ministro disse que o Brasil possui uma rede privativa governamental, para separar a conexão pública da privada. Bancos públicos, ministérios, o Congresso e outros órgãos governamentais vão se conectar por outro aparelho funcional, com restrições às empresas que fornecem os equipamentos. “Criamos isso para acabar com a discussão geopolítica onde a gente atendeu a todos sem que fosse prejudicada a implementação do 5G no país”, explicou Faria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *