Nesta sexta-feira (12/8), o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas nas eleições deste ano. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o decreto do presidente, os militares podem atuar no pleito para a garantia da votação e da apuração em outubro.
O decreto foi publicado após o Tribunal Superior Eleitoral pedir, por meio de ofício, o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano.
Também assinaram o documento os ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno.
A medida é praxe e busca, de acordo com o governo federal, garantir a tranquilidade e a ordem pública, em qualquer local do Brasil, durante as eleições.
O contexto atual, porém, é diferente dos demais pleitos eleitorais, que contaram também com a participação de militares durante as votações.
Em movimento inédito, as Forças Armadas, amparadas pelo Ministério da Defesa, têm atuado na fiscalização das urnas eletrônicas.