Procuradoria do RJ pede impugnação da candidatura de Wilson Witzel

Nesta quinta-feira (18/8), o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel corre o risco de ficar de fora das eleições. Isso porque a Procuradoria Regional do Estado do Rio pediu a impugnação de registro de sua candidatura.


Na ação, a PRE-RJ argumenta que, após seu impeachment em 2021, o ex-governador foi condenado por um tribunal misto à perda do mandato e à inabilitação para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de cinco anos. Apesar da destituição do poder Executivo estadual, Witzel foi escolhido candidato em convenção partidária no fim de julho.

“A condenação imposta a Wilson José Witzel o restringe de exercer seus direitos políticos passivos e qualquer outro cargo público, ainda que não seja de natureza política, como é o caso daqueles providos por concurso público, por exemplo ” diz um trecho do documento.

Na terça-feira (16/8), o Ministério Público Federal contestou também as candidaturas de César Maia (a vice-governador, na chapa de Marcelo Freixo), Daniel Silveira (Senado), Washington Reis (vice-governador na chapa de Cláudio Castro) e mais 7 candidatos a deputados.

Em levantamento da pesquisa Ipec, divulgado na segunda-feira (15/8), Wilson aparecia com 4% nas intenções de voto, atrás de Cláudio Castro (PL), que tem 21%, e Marcelo Freixo (PSB), com 17%. Entretanto, está empatada tecnicamente com Rodrigo Neves (PDT), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Alves (UP).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x