O único chefe de poder do Brasil que compareceu no desfile militar realizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília, na última quarta-feira (7/9), foi o presidente Jair Bolsonaro.
Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foram convidados para a cerimônia oficial de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, mas não estiveram presentes no palanque de autoridades.
Este é o segundo desfile na Esplanada dos Ministérios em que Bolsonaro participa desde que tomou posse. O primeiro foi em 2019, ano em que assumiu o governo. Em 2020 e 2021, a data foi comemorada em uma cerimônia pequena no Palácio da Alvorada em razão da pandemia da Covid-19.
Arthur Lira lembrou os 200 anos da Independência do Brasil e afirmou que o 7 de Setembro de 1822 “continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos”. “O Brasil independente é sempre o que olha para frente”, escreveu Lira no Twitter. Pela agenda divulgada, ele está, nesta quarta, no comitê de campanha em Maceió.