Nesta segunda-feira (23/1), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal instaure inquérito para investigação dos possíveis crimes de genocídio e omissão de socorro na emergência humanitária dos Yanomami.
“Desse modo, ante o incentivo político a garimpos ilegais em terras indígenas, o abandono no que tange à disponibilização de ações e serviços de saúde, bem como a ausência de estratégias para garantia da segurança militar dos Yanomami […], determino a essa Polícia Federal a instauração de procedimento de investigação da autoria de cometimento, em tese, dos crimes de genocídio, de omissão de socorro, e dos crimes ambientais […] além de outros crimes a serem apurados pela autoridade policial”, diz o decreto de Dino.
A situação no território Yanomami é considerada grave pelo Ministério da Saúde petista.
Após visita técnica, o governo federal decretou Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na região.
Recentemente, crianças Yanomamis foram encontradas desnutridas na região. Além disso, há idosos e crianças com malária, infecção respiratória aguda e outros agravos.