Após pressão Alemanha autoriza entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia

A Alemanha acabou cedendo, depois de muita pressão, e nesta quarta-feira, 25, anunciou que autorizou a entrega de tanques Leopard 2 para a Ucrânia.

O anúncio veio por meio de um comunicado feito pelo porta-voz do governo alemão, Seffen Hebestreit “O objetivo é reunir, rapidamente, dois batalhões de tanques com o Leopard 2 para a Ucrânia”, disse o porta-voz após a reunião do conselho de ministro.

O porta-voz disse ainda que seu país entregará 14 tanques Leopard 2A6 à Ucrânia e permitirá aos países europeus, que assim desejarem, fornecer a Kiev os veículos blindados que estão sob seu poder.

O pacote acordado, após intensas negociações com os aliados da Ucrânia, inclui apoio logístico, munição e manutenção desses tanques de combate.

Segundo analistas, as hesitações da Alemanha se deviam ao temor de uma escalada militar com a Rússia.

O primeiro-ministro conservador britânico, Rishi Sunak, saudou o aval alemão, chamando-o de “decisão certa dos aliados e amigos da Otan”. “Juntamente com os britânicos Challenger 2”, os tanques alemães “reforçarão o poder de fogo defensivo da Ucrânia” contra a invasão russa, afirmou no Twitter.

Na Rússia, o porta-voz da Presidência, Dmitri Peskov, alertou que o Ocidente “superestima o potencial que os tanques podem dar ao Exército ucraniano”. “Esses tanques queimarão, como todos os outros. São muito caros”, frisou.

O Leopard é um tanque pesado que, segundo especialistas, poderia romper as linhas russas no leste da Ucrânia, 11 meses após a invasão. Ele combina potencial de fogo, mobilidade e proteção.

O equipamento foi produzido em série desde o fim dos anos 1970 para substituir os tanques americanos M48 Patton e, depois, os Leopard 1. Este tanque de combate de 60 toneladas está dotado de um canhão de calibre 120 mm, é capaz de disparar em movimento e possui “proteção passiva integral”, eficaz contra minas e lança-foguetes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x