Dos EUA Bolsonaro manobra para derrotar governador do RJ

Mesmo distante, ainda nos EUA, Bolsonaro tem articulado para influenciar a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele tem feito campanha contra Rodrigo Bacellar, candidato do governador Cláudio Castro para a ALERJ.


Ele tem pedido voto para Jair Bittencourt, que conta com apoio da direção do PL, do PT e possivelmente do Psol. O deputado bolsonarista de primeiro mandato Thiago Gagliasso (PL) avisou ao governo que vai votar em Jair Bittencourt, também do PL, porque recebeu uma ligação de Bolsonaro pedindo voto.

A confusão no entorno da eleição da ALERJ está instaurada. O PL decidiu lançar candidatura de Jair Bittencourt contra Rodrigo Bacellar, porém Bacellar também é filiado ao PL e é o candidato do governador.

O grupo ligado a André Ceciliano (PT), que está deixando a presidência, e o PSD de Eduardo Paes também se rebelaram contra o candidato de Castro. Bacellar nunca teve muitos simpatizantes, mas ninguém revela a verdade sobre o rompimento.

A chapa de Bittencourt deve conseguir um feito que nem o habilidoso Arthur Lira conseguiu na Câmara Federal – unir bolsonaristas e o PSOL.


O partido de esquerda ainda discute se vai apoiar Jair Bittencourt ou se abster, para o eles o problema é que Bacellar sinalizou que terá na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Rodrigo Amorim (PTB), que quebrou a placa de Marielle Franco na campanha de 2018.

O PT também vai apoiar Bittencourt e deve ganhar a primeira secretaria da chapa. O partido que tem sete deputados tem uma dissidência: Zeidan, que tem sinalizado que vai apoiar o governo.

Claudio Castro tem dito a interlocutores que tem certeza da vitória de Bacellar e que ele terá mais de 40 votos. O governo tem pressionado aliados com a sinalização de apoios nas eleições para prefeituras no ano que vem.

A eleição para a Alerj é só no dia 2, e ao contrário do Congresso, o voto é aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x