Pela primeira vez em 30 anos navios russos vão ao mar com armas nucleares

Após 30 anos, os navios da Frota do Norte da Rússia começaram a navegar com armas nucleares táticas a bordo. A informação é do Serviço de Inteligência Norueguês (NIS).


Os navios de guerra da Frota do Norte navegavam regularmente com armas nucleares táticas, na época da União Soviética, porém desde a Guerra Fria não se tinha conhecimento desse tipo de acontecimento.

Segundo o NIS, a importância das armas nucleares para a Rússia teria aumentado significativamente após o início da guerra na Ucrânia. “A porção central do potencial nuclear está localizada em submarinos e navios de superfície da Frota do Norte”, diz o relatório.

Segundo a inteligência, essas armas “constituem uma ameaça particularmente séria às opções operacionais” nas quais os países da OTAN podem participar.


Antes disso, o ex-diretor da CIA David Petraeus sugeriu que os Estados Unidos destruiriam as tropas russas e a frota do Mar Negro se a Rússia usasse armas nucleares. Ele disse que as ameaças nucleares de Putin devem ser levadas a sério porque “a realidade do campo de batalha que ele enfrenta é irreversível”.

O presidente russo Vladimir Putin havia declarado que o uso de armas nucleares seria uma questão de defesa. Em um discurso ele relembrou a doutrina nuclear da Federação Russa para entender em qual caso o país pode usar tais armas. Nela Moscou pode usar armas nucleares em resposta ao uso de tais armas contra ela ou seus aliados, bem como em caso de agressão com o uso de armas convencionais “quando a própria existência do Estado está ameaçada”.



No mesmo discurso, proferido em outubro de 2022, Putin lembrou que o único país do mundo que usou armas nucleares contra um Estado não nuclear foram os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x