O governo federal adiou, de sábado para domingo, o embarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a viagem oficial à China. A decisão foi motivada, segundo o Palácio do Planalto, por um quadro de “pneumonia leve” identificado na noite de quinta-feira 23.
Lula cancelou a agenda de hoje, que previa uma reunião com ministros, e descansa no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite”, informou o comunicado oficial. “O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China.”
Em evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na noite de ontem, o presidente fez apenas um discurso rápido e disse que “pouparia a voz” para o encontro com o presidente da China, Xi Jinping.
Os principais eventos diplomáticos da viagem de Lula acontecem na próxima terça-feira 28, em Pequim. Além de Xi, ele terá reuniões com o primeiro-ministro Li Qiang e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
Ainda tem a previsão de Lula participar de um evento empresarial na quarta-feira 29, promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
- Major que liderou acampamento no QG é preso pela PF
- Médico de Lula desembarca em Brasília para atender o presidente