De acordo com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no último domingo (18/6) a primeira-dama Rosângela da Silva, também conhecida como Janja, tem assumido funções importantes no governo Lula, participando de reuniões com ministros e interferindo em publicidades do governo. Além disso, ela é capaz de exercer poder de veto em determinadas questões. O veículo também destacou um exemplo da influência de Janja no governo, quando ela determinou que blogueiros alinhados ao PT não seriam remunerados.
Em razão da reportagem, o nome da primeira-dama ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter
De acordo com o jornal, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, foi pressionado para aprovar um pagamento, mas a decisão final foi tomada por Janja, que optou por vetar a proposta. Segundo fontes, a primeira-dama acredita que a comunicação deveria ter um foco maior na televisão aberta.
O governo negou que Janja interfira na área de comunicação e publicidade institucional. No entanto, uma fonte afirmou que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), já teria alertado Lula sobre a insatisfação dos companheiros. Lula, por sua vez, pediu para que Jaques não repetisse a crítica, para que não perdessem a amizade.
A assessoria de Wagner negou qualquer crítica à primeira-dama.