Wilson Ferreira Junior apresentou ao conselho de administração da Eletrobras sua renúncia ao cargo de presidente da companhia, conforme fato relevante divulgado na noite desta segunda-feira (14). A nota não traz explicações sobre a saída repentina do executivo.
Ferreira Junior assumiu a maior elétrica da América Latina em setembro de 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro, meses depois da privatização da companhia, em meados do ano passado. Antes, tinha atuado como CEO da Vibra Energia e como CEO da própria Eletrobras.
Para o lugar de Ferreira Junior na Eletrobras, o conselho elegeu Ivan de Souza Monteiro como novo presidente da companhia, o qual renunciou à função de presidente do referido colegiado. No setor de energia, Monteiro já atuou como presidente da Petrobras durante o governo de Michel Temer.
Ele também foi CFO da petroleira, assumindo o cargo no governo Dilma Rousseff a partir de 2015, quando a empresa enfrentava uma crise financeira sob impacto do escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato.
Para a função de presidente do conselho da Eletrobras, o colegiado elegeu Vicente Falconi Campos.
- Argentina usou urna com voto impresso auditável
- Em nome da “democracia” Alemanha quer banir partido de direita