A visita de Nicolás Maduro ao Brasil, em 26 de maio de 2023, custou R$ 78.474,58 ao Itamaraty. Os gastos se referem à organização logística e segurança do evento.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, em resposta a um requerimento de informação apresentado pelo deputado Zé Trovão (PL-SC)
“A visita ao Brasil de um Chefe de Estado de um país cuja situação é objeto de investigação no âmbito do TPI não enseja violação de obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”, disse o ministério.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) está investigando Maduro por crimes contra a humanidade, mas não instaurou um processo formal contra ele.
Durante a visita, Maduro e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram dois memorandos de entendimento, um na área de alimentos e outro sobre mecanismos de supervisão de cooperação bilateral.
A visita de Maduro ao Brasil foi criticada por opositores do governo Lula, que alegaram que o encontro legitimou um regime autoritário.
- Publicação de Janja no ‘Twitter’ causa revolta em meio à tragédia no RS
- Lula chega à Índia para participar da cúpula do G20