O papa Francisco e o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, conversaram nesta terça-feira (21) por telefone e o sumo pontífice parabenizou o economista libertário por sua vitória sobre Sergio Massa no segundo turno da eleição presidencial, no último domingo (19).
Segundo informações do site Infobae, fontes próximas de Milei afirmaram que a conversa foi “agradável e muito boa” e o presidente eleito reiterou o convite para o papa visitar a Argentina em 2024 “como chefe de Estado e líder da Igreja”. Segundo essas fontes, o libertário se dirigiu o tempo todo a Francisco como “sua santidade”.
O Infobae informou que o contato teria sido intermediado por Fabio Bartucci, oftalmologista de Francisco, e que, quando o papa argentino telefonou, Milei estava gravando uma entrevista.
Sua futura ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, foi até ele no hotel portenho Libertador, onde mora atualmente, e falou para que interrompesse a gravação para falar com Francisco.
Milei já fez duras críticas a Francisco no passado: numa entrevista concedida em 2020 ao canal Liberty World Review, ele disse que o atual papa “é o representante do maligno na Terra, ocupando o trono da casa de Deus”.
“Você sabia que o papa impulsiona o comunismo, com todos os desastres que ele causou? Isso vai contra as próprias sagradas escrituras”, disse Milei na ocasião.
Entretanto, questionado sobre o assunto por Massa durante um debate na campanha, o economista disse que o peronista estava “mal informado” e afirmou que já havia pedido desculpas pelos seus comentários sobre Francisco.
- Mesmo com alta de queimadas no Pantanal, Marina Silva diz que Brasil vai chegar de ‘cabeça erguida’ na COP28
- Governo Lula confirma que não haverá abono de Natal do Bolsa Família