O líder da oposição russa Alexey Navalny, que estaria preso em uma colônia penal a leste de Moscou, capital da Rússia, desapareceu. A equipe do russo afirmou nesta segunda-feira (11) que seu paradeiro é desconhecido.
Alexey Navalny foi condenado a 19 anos de prisão em agosto, depois de ter sido considerado culpado de “criar uma comunidade extremista”, “financiar atividades extremistas” e vários outros crimes.
O russo já cumpria pena de 11 anos e meio em uma instalação de segurança máxima por “fraude” e outras acusações que nega.
Os apoiadores de Navalny afirmam que a sua detenção e encarceramento são uma tentativa politica de reprimir as suas críticas ao líder russo, Vladimir Putin.
Os advogados de Navalny fizeram várias tentativas para obter acesso a duas colônias penais perto de Moscou, onde o russo, que sofreu graves problemas de saúde, estaria, disse a sua porta-voz Kira Yarmysh nas redes sociais.
De acordo com ela, eles foram informados de que Navalny não estava nas colônias penais IK-6 ou IK-7.
“Na sexta-feira e durante todo o dia de hoje, nem o IK-6 nem o IK-7 responderam a eles”, postou Yarmysh, acrescentando que Navalny estava desaparecido há 6 dias.
O opositor de Putin foi preso pela última vez na colônia penal IK-6, a leste de Moscou.
Navalny foi envenenado em 2020 com a substância Novichok. Na época, ele foi levado para a Alemanha em coma e se recuperou em um hospital de Berlim. Ao voltar para a Rússia, acabou preso.
- Brasileiros voltam às ruas de todo o país com manifestações contra Flávio Dino e Alexandre de Moraes
- No Rio de Janeiro, ladrão rouba celular e faz ‘live’ no Instagram da vítima após o crime