A juíza Lana Leitão Martins, que ofereceu casaco e café a um preso durante uma audiência de custódia, recebeu uma menção elogiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima (OAB-RR).
O presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, afirmou que deve haver um reconhecimento a “atuação ética e humanizada” de Martins.
O documento foi enviado ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e ao presidente do TJ-RR, Jésus Nascimento, na última sexta-feira (12).
Em vídeo que circula nas redes sociais, a magistrada aparece se negando a continuar uma audiência de custódia enquanto o preso estivesse com frio.
Lana Leitão Martins pede para retirar as algemas, desligar o ar condicionado, dar um casaco e café a Luan Gomes, de 20 anos.
O crime cometido por Luan não é citado durante a gravação. O crime ainda não foi informado.
Em nota, o presidente da OAB-RR reitera que a juíza aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.
- Jornalista preso por ordem de Moraes por fake news consegue liberdade depois de 1 ano
- Governo Lula bloqueia 8,4 milhões de benefícios do Bolsa Família