Diretor do presídio da fuga em Mossoró foi nomeado na gestão de Dino

O ex-diretor da Penitenciária Federal em Mossoró, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, que afastado do cargo após dois presos escaparem da Penitenciária Federal em Mossoró. O diretor foi nomeado em 17 de Abril de 2023, por Ricardo Capelli, homem de confiança de Flávio Dino.





A fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento é a primeira registrada no sistema penitenciário federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Há, no Brasil, cinco penitenciárias federais em
funcionamento. Classificadas como presídios de segurança máxima, cada unidade conta com sistema de vigilância avançado, que conta com captação de som ambiente e com o monitoramento de vídeo – material de vigilância que a secretaria afirma ser replicado, em tempo real, para a sede da Senappen, em Brasília.

Além de determinar o imediato afastamento de Alencar e nomear Pires como interventor da unidade potiguar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a revisão de protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais (Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho e Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x