O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) anunciou na manhă desta sexta-feira, 3, a retirada da pré-candidatura a prefeito de Curitiba. Em nota, o partido confirmou que a sigla não prosseguirá com a pré-candidatura do ex-procurador da Lava Jato.
‘Uma figura central na Operação Lava Jato, Deltan reforçou seu compromisso com a cidade, mas afirmou que neste momento entende ser mais importante se dedicar para a eleição de muitos candidatos íntegros e competentes, pensando em melhorar os quadros políticos brasileiros em 2024 e 2026″, justifica o Novo.
Em nota do partido, Dallagnol disse que sua busca não é por um cargo, mas por transformação. “Depois de muito orar e refletir, sinto que minha missão neste momento vai além de Curitiba e que posso contribuir de modo mais amplo para a renovação política, ajudando a formar e eleger bons candidatos Brasil afora. Servir nunca foi ou será sobre ocupar um cargo. Não buscamos um cargo, mas uma transformação. O cargo é apenas um possível meio ou instrumento”, disse o ex-parlamentar.
Em um vídeo postado no Twitter/X Dallagnol expressou frustração com o desmonte da Lava Jato, com a corrupção que “ainda é uma realidade”, com a impunidade e com o que chamou de uma nova ‘era de abusos e arbítrios judiciais”.