General russo é preso por corrupção em meio a mudanças do Ministério da Defesa

A mídia russa relata que o general Yuri Kuznetsov, chefe da Direção Principal de Pessoal do Ministério da Defesa da Rússia, foi preso em meio a suspeitas de corrupção. O Comitê de Investigação lida com a investigação, que inclui buscas na casa e no local de trabalho de Kuznetsov.


“O tenente-general Kuznetsov foi detido como suspeito de uma ofensa criminal. O caso está sendo investigado pelo Departamento Principal de Investigação Militar do Comitê Investigativo Russo”, disse uma fonte ao TASS.

Esta notícia vem um dia depois que Vladimir Putin promulgou mudanças dentro do Ministério da Defesa russo, que viram o ex-chefe, Sergei Shoigu, demitido e transferido.

Em 13 de maio, o 235o tribunal de guarnição militar em Moscou realizou uma sessão para deliberar sobre a aplicação de medidas de restrição direta a Yuri Vasilyevich Kuznetsov – como informou a plataforma de notícias russa independente Meduza. O resultado desta sessão permanece não revelado.

Antes da prisão de Yuri Kuznetsov, os canais Telegram de apoio estatal circularam notícias. O canal “Rybar” sugeriu que os investigadores estavam particularmente interessados no antigo papel do general como chefe do serviço de proteção de segredos de estado.


Em maio de 2023, Vladimir Putin decretou a nomeação de Kuznetsov como chefe da Direção Principal de Pessoal do Ministério da Defesa – como lembrado por “Kommersant”, um jornal russo independente. O general ainda aparece no site oficial do ministério. O Ministério da Defesa russo observa que Kuznetsov “serviu em vários cargos no serviço de proteção secreta do estado“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x