As forças de Israel recuperaram, nesta quarta-feira (24), os corpos de cinco reféns que morreram durante os ataques do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro do ano passado. As vítimas são a refém Maya Goren e os militares Oren Goldin, Ravid Aryeh Katz, Tomer Ahimas e Kiril Brodski. A informação foi confirmada pelo Exército de Israel em um comunicado.
Com a última atualização, dos 251 sequestrados em 7 de outubro, 111 permanecem na Faixa de Gaza, dos quais 39 foram confirmados como mortos pela inteligência israelense. Além disso, os corpos de 24 reféns foram capturados e levados para Israel.
– O resgate foi realizado ontem [quarta, 24] por agentes do serviço de inteligência Shin Bet, e soldados das Forças de Defesa de Israel: da brigada de comando, das unidades de elite Yahalom e Egoz, sob a direção da 98ª Divisão – indicou o Exército em um comunicado nesta quinta.
As autoridades israelenses asseguram que, “de acordo com informações confiáveis”, foi determinado que Goren foi assassinada e os militares caíram em combate no dia 7 de outubro, durante os ataques do Hamas, e seus corpos foram retidos e levados para a Faixa.
O ataque do grupo terrorista em Israel deixou cerca de 1,2 mil mortos – mais de 800 civis – e 251 raptados. O anúncio do resgate dos corpos ocorre poucas horas após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter feito um discurso perante o Congresso dos Estados Unidos no qual defendeu a pressão militar na Faixa de Gaza.