Em uma final cheia de emoção, Rebeca Andrade ganhou a medalha de ouro na final do solo, na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024 e torna-se a maior atleta olímpica da história do Brasil com seis medalhas em Jogos Olímpicos.
Rebeca se apresentou na manhã desta segunda-feira (5), na Arena Bercy, e ficou com a nota 14.166. A americana Simone Biles ficou com nota menor de 14.133 e a prata.
A medalha é a sexta da carreira de Rebeca em Olimpíadas, o que faz dela a maior atleta olímpica do Brasil tanto em número de conquistas (Robert Schedit e Lars Grael têm cinco) como no modelo de quadro de medalhas, já que agora ela tem duas de ouro e três de prata.
Só em Paris foram uma de ouro (a de hoje), duas de prata (individual geral e salto, perdendo ambas para Biles) e a de bronze por equipes, a primeira na história do país, que fez o Brasil poder dizer que agora tem uma “escola de ginástica”.
Na final do solo, a medalha de bronze trocou de dona. Ana Barbosu, da Romênia, chegou a comemorar o terceiro lugar, mas a nota de Jordan Chiles, dos EUA, última a se apresentar, foi revista a pedido dos EUA e aumentada para 13,766, contra 13,700 da romena.