Acusados de planejar ataque a show de Taylor Swift são presos

A Polícia da Áustria prendeu, nesta quarta-feira (7), dois supostos terroristas que planejavam realizar ataques durante os shows de Taylor Swift em Viena, programados para os dias 8 e 10 de agosto, e em outros eventos na cidade. As informações foram passadas por Franz Ruf, diretor-geral de segurança pública do país.

Ruf confirmou em entrevista coletiva a prisão de um cidadão austríaco de 19 anos na cidade de Ternitz, cerca de 65 quilômetros a sudoeste de Viena, e uma segunda pessoa presa na capital.


O jovem preso em Ternitz se radicalizou pela internet e fez um “juramento de lealdade ao Estado Islâmico (EI)” em julho, disseram as autoridades, que encontraram produtos químicos em sua residência, que ainda estão sendo avaliados.

De acordo com autoridades austríacas, o acusado havia feito preparativos específicos para realizar um ataque terrorista, conforme indicado pelos objetos encontrados na casa de Ternitz, onde a busca ainda está em andamento.

– Detectamos preparativos específicos para os shows de Taylor Swift – afirmou Ruf.

Além de dizer que as medidas de segurança serão intensificadas nos controles de acesso e nas proximidades durante os três dias consecutivos do show, de quinta (8) a sábado (10).

Em particular, unidades especiais serão mobilizadas, incluindo pessoal à paisana, policiais com cães e a principal unidade tática de operações especiais antiterroristas da Áustria.

– As medidas de segurança para os shows de Taylor Swift foram reforçadas com ênfase especial nos controles de acesso e na triagem de pessoas – explicou Ruf.

Espera-se que cerca de 65 mil espectadores compareçam em cada dia de show no estádio Ernst-Happel, informou o diretor da Polícia Estadual de Viena, Gerhard Pürstl, na entrevista coletiva.

Devido ao grande número de participantes, serão implementados controles mais rígidos nas entradas, o que pode levar a possíveis atrasos no acesso dos participantes, avisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x