O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Lloyd Austin, ordenou o envio de um submarino com mísseis guiados para o Oriente Médio, conforme informou o Pentágono neste domingo (11).
A medida foi tomada em meio à crescente tensão na região, com a expectativa de possíveis ataques do Irã e seus aliados, após a morte de líderes do Hamas e do Hezbollah.
O submarino USS Georgia, que é movido a energia nuclear, já estava no Mar Mediterrâneo desde julho, segundo informações das redes sociais militares dos EUA. No entanto, o anúncio público de sua implantação foi um movimento incomum.
Após uma conversa de Austin com seu homólogo israelense, o Pentágono divulgou um comunicado informando que Austin ordenou a aceleração da mobilização do grupo de ataque Abraham Lincoln para a região.
A morte de Fuad Shukr, comandante militar sênior do grupo terrorista libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, em um ataque israelense em Beirute, aumentou as preocupações de que o conflito em Gaza possa se transformar em uma guerra mais ampla no Oriente Médio.
O Irã afirmou que os Estados Unidos têm responsabilidade na morte de Ismail Haniyeh, líder político do grupo terrorista palestino Hamas, devido ao apoio americano a Israel.
- Hezbollah lança foguetes contra Israel
- PF usou decisão sobre relógio de Lula para indiciar Bolsonaro; entenda