Policiais da delegacia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, prenderam neste domingo (18) Ailton Rocha, um homem procurado por abusos contra crianças e adolescentes em Minas Gerais. Rocha, que estava foragido desde março de 2021, possuía dois mandados de prisão expedidos: um por condenação e outro preventivo. As acusações contra ele incluem estupro de vulnerável, importunação sexual e induzimento à prostituição de pelo menos sete menores de idade.
De acordo com as investigações, os abusos ocorreram entre 2020 e 2023. Em agosto de 2020, Rocha teria invadido a casa de uma menina de 14 anos em Inhapim (MG) e se exibido para ela, além de ter tocado em sua genitália. A Polícia Civil também revelou que Rocha praticou abusos continuados com uma jovem desde os 9 anos de idade. O criminoso, que era considerado amigo da família da vítima, usou ameaças, incluindo uma com faca, para garantir o silêncio da criança.
Outro depoimento indicou que Rocha abusou de um rapaz de 14 anos, frequentemente se masturbando em locais públicos na presença de crianças e adolescentes. Em troca de silêncio, oferecia presentes como achocolatados e doces.
Ailton Rocha foi condenado a quase 16 anos de prisão em regime fechado por um processo criminal anterior. A prisão foi realizada em uma residência na Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.