Após empate, cidade em MG tem prefeito decidido pela idade

A eleição para prefeito da cidade de Inhaúma, em Minas Gerais, neste domingo (6), teve um resultado inusitado e o pleito precisou ser decidido por um critério que é desconhecido por muita gente: a idade dos candidatos. A razão para isso é que os dois únicos concorrentes na disputa terminaram rigorosamente empatados, com os mesmos 2.434 votos.


Os postulantes ao cargo de prefeito de Inhaúma eram Carlinhos (Solidariedade) – que concorria pela primeira vez à chefia do Executivo municipal – e Zula (Republicanos), que já tinha sido eleito prefeito da cidade em 2012.

Como ambos terminaram a eleição deste domingo com 2.434 votos, o candidato eleito precisou ser definido pelo critério da idade, como estabelece o art. 110 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): “Em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”.

Curiosamente, os dois concorrentes fazem aniversário no mesmo dia – 7 de agosto -, mas Zula tem 16 anos a mais que Carlinhos, já que o candidato do Republicanos nasceu em 1962 e o postulante do Solidariedade, em 1978. Por esse motivo, Zula terá seu segundo mandato à frente da cidade de pouco mais de 6 mil habitantes (dados do Censo de 2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x