Quase todo o estado de São Paulo está em alerta para tempestades entre esta sexta-feira (11/10) e as 12h deste sábado (12/10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o aviso como de “perigo”, o segundo em grau de severidade em uma lista de três possibilidades (perigo potencial – perigo – grande perigo).
Os riscos potenciais, segundo o Inmet, são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a até 100 km/h e queda de granizo. Há, ainda, chance de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, pede o instituto.
Apenas a região que faz divisa com o Paraná, que inclui as cidades de Presidente Prudente, Assis e Ourinhos, está fora da área de risco.