O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília neste sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça. De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (20), Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês da capital com um ferimento corto-contuso na região occipital, ou seja, um corte na nuca.
Os médicos avaliaram que o caso não é grave, mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a evitar viagens de longa duração.
Após a avaliação, foi recomendado que o presidente não realizasse viagem aérea de longa distância, embora ele possa continuar exercendo suas demais atividades.
Lula permanece sob acompanhamento da equipe médica, que inclui o professor Dr. Roberto Kalil Filho e a Dra. Ana Helena Germoglio.
Devido a essa recomendação, Lula cancelou a viagem para a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia.
A Presidência da República informou que o presidente participará do evento por meio de videoconferência e manterá uma agenda de trabalho normal nesta semana no Palácio do Planalto.
Lula embarcaria na tarde deste domingo (20) da Base Aérea de Brasília, e o evento na Rússia começa na próxima terça-feira (22).
A programação previa também reuniões bilaterais com os ditadores da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.
Lula, que tem 78 anos, passou por uma artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023, uma cirurgia para substituir a cartilagem desgastada na região.
Recentemente, o petista fez exames de revisão em decorrência do primeiro aniversário do procedimento.