Cinco soldados reservistas israelenses morreram após um confronto com terroristas do Hezbollah no sul do Líbano, confirmou neste domingo o Exército de Israel.
Os reservistas tinham entre 29 e 47 anos e pertenciam ao batalhão 8207 da brigada “Alon”. Um dos cinco falecidos era rabino militar.
No incidente, outros quatro soldados ficaram gravemente feridos, incluindo dois reservistas e um oficial. Além disso, segundo o meio de comunicação israelense The Times of Israel, três combatentes do grupo terrorista xiita foram mortos.
Desde que Israel lançou sua invasão ao sul do Líbano na madrugada do dia 1º de outubro, pelo menos 40 soldados israelenses morreram em ataques ao longo da fronteira: 31 em território libanês e 9 em território israelense.
Enquanto isso, as forças israelenses continuam sua ofensiva e, na última semana, localizaram um depósito de armamento subterrâneo que continha fuzis automáticos, mísseis antitanque e munição de morteiro, informou o Exército neste domingo.
Em um comunicado, as forças israelenses afirmaram ter abatido dezenas de membros do Hezbollah no sul do Líbano nesta semana, enquanto continuam a varrer as localidades próximas à fronteira com Israel em busca de armamento ou infraestrutura militar.
Além de suas operações terrestres, Israel está bombardeando intensamente o sul e o leste do Líbano, assim como os subúrbios ao sul de Beirute, após um ano de tiroteios cruzados com o grupo xiita, aliado do Irã.
Na sexta-feira, as forças israelenses mataram o comandante de Bint Jbeil, uma das localidades mais importantes do distrito meridional de Nabatiye, identificado como Ahmad Yafar Matuq, em um ataque aéreo. Apenas 24 horas depois, mataram o sucessor de Matuq e o responsável pela artilharia da localidade em outro ataque, segundo o Exército.
Os ataques israelenses das últimas semanas deixaram mais de 2.000 mortos e mais de um milhão de deslocados no Líbano, e desmantelaram a cúpula da milícia, considerada a mais poderosa das afiliadas iranianas.
Exército Destrói Base Subterrânea do Hezbollah
O Exército de Israel desmantelou e destruiu uma enorme base subterrânea dos terroristas do Hezbollah no sul do Líbano, que media mais de um quilômetro e meio e estava equipada para longas permanências, segundo informou o Exército.
A infraestrutura havia sido construída pelo grupo extremista ao longo dos últimos 15 anos, indicaram as forças israelenses neste sábado.
A operação foi conduzida pela Brigada Paraquedista e pela Unidade Yahalom. “Durante o último mês, a equipe de combate da Brigada Paraquedista participou de operações seletivas complexas em áreas montanhosas e subterrâneas do sul do Líbano. Durante uma operação conjunta com a Unidade Yahalom, que incluiu extensas buscas subterrâneas na área, as tropas descobriram e destruíram uma instalação militar subterrânea estratégica construída pelo Hezbollah ao longo dos últimos 15 anos”, afirmaram as Forças de Defesa em um comunicado.
A base contava com alimentos, camas, armários, rede elétrica e uma grande quantidade de armamento, incluindo explosivos antitanque, lançadores de foguetes, minas e outros explosivos.
- Cármen Lúcia: TSE dará resposta rápida a denúncia de Boulos
- Boulos perde no Campo Limpo, zona eleitoral onde vota e mora