Motta soma apoios de 324 deputados; cúpula da Câmara pode ter PL, PP, PT e MDB

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), candidato à presidência da Casa na sucessão de Arthur Lira (PP-AL), já conta com o apoio de 324 parlamentares. A chapa de Motta é composta por partidos como PT, PV, PCdoB, PL, PP, MDB, Podemos e Republicanos. Espera-se que, na próxima semana, o PDT também declare sua adesão à candidatura.

A oficialização da candidatura de Motta ocorreu na terça-feira (29), data em que Lira anunciou publicamente seu apoio ao deputado paraibano. Atualmente, Motta enfrenta a concorrência dos líderes Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA). Há rumores de que Elmar pode retirar sua candidatura e que o União deverá apoiar Motta. O deputado baiano, que começou como favorito, viu sua candidatura perder força, levando o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), a desistir de sua própria candidatura em favor de Motta.

Ao site r7, interlocutores de Motta afirmaram que, à medida que o tempo avança e com o apoio crescente de outros partidos, ele pode chegar à eleição de fevereiro de 2025 como o único candidato. Nos próximos dias, Elmar está previsto para se reunir com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e possivelmente com Motta.

Ainda restam partidos como PDT, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade, PRD, Novo, PSOL, Rede e PSB a declarar seu apoio. Motta afirmou que continuará as negociações e encontros com as bancadas na próxima semana.

Quanto à distribuição de cargos, o PL, que possui a maior bancada da Casa, deverá ficar com a primeira vice-presidência, com o líder da sigla, Altineu Cortês (RJ), sendo um dos nomes cotados. O PP deve assumir a segunda vice-presidência, enquanto o PT deve manter a primeira secretaria da mesa, e o MDB ficará com a segunda secretaria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x