Boa parte do Brasil deve continuar com temporais nesta semana, de acordo com a Climatempo. A agência de meteorologia informa que um fluxo de ar quente e úmido, a baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai e a passagem de uma frente fria vão provocar tempo instável nos próximos dias no país.
Já nesta segunda-feira (4), o Rio Grande do Sul deve apresentar maior umidade e risco de temporais nas regiões Oeste e Sul do estado. As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento em diversas partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A região Sul deve enfrentar chuvas fortes e ventos persistentes, com rajadas que podem atingir até 70 km/h no início da semana.
No Sudeste, o risco de tempestades permanece alto em todo o estado de São Paulo e em algumas regiões de Minas Gerais. Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, o sol deve aparecer pela manhã, mas há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Já no Espírito Santo, a previsão é de pouca chuva, segundo a Climatempo. Na Grande São Paulo, litoral e interior do estado, há previsão de muitas nuvens e condição de chuva a qualquer momento no começo da semana. A possibilidade de transtornos é alta na Região Metropolitana já nesta segunda-feira, após as fortes chuvas do final de semana.
No Centro-Oeste, também há risco de temporais, com pancadas fortes previstas para o Leste e Nordeste de Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal e em regiões de Mato Grosso. As capitais Cuiabá e Campo Grande devem enfrentar chuvas intensas, conforme alerta a Climatempo.
No Norte, a previsão é de pancadas fortes com trovoadas em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), especialmente no período da tarde. Em contrapartida, o tempo deverá permanecer firme em Macapá (AP) e Belém (PA). Para o Nordeste, a Climatempo não prevê temporais nesta semana.
Uma nova frente fria no Sul do Brasil deve gerar maior instabilidade no tempo a partir de quarta-feira (6). A massa de ar frio deve se deslocar com mais intensidade para os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente na quinta-feira (7). Segundo a Climatempo, a primeira semana de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do país, com alerta maior para São Paulo e Rio de Janeiro, onde os temporais mais intensos são esperados entre sexta-feira (8) e o próximo final de semana.
A previsão de temperaturas para as capitais nesta segunda-feira (04) é a seguinte: São Paulo, entre 18°C e 26°C; Rio de Janeiro, de 20°C a 31°C; Belo Horizonte, de 19°C a 25°C; Vitória, de 22°C a 26°C; Porto Alegre, de 21°C a 31°C; Florianópolis, de 20°C a 23°C; Curitiba, de 15°C a 22°C; Cuiabá, de 24°C a 36°C; Campo Grande, de 22°C a 30°C; Goiânia, de 20°C a 28°C; Brasília, de 19°C a 28°C; Porto Velho, de 25°C a 34°C; Manaus, de 27°C a 33°C; Rio Branco, de 23°C a 34°C; Boa Vista, de 26°C a 35°C; Belém, de 25°C a 35°C; Palmas, de 25°C a 33°C; Macapá, de 26°C a 34°C; São Luís, de 26°C a 31°C; Teresina, de 25°C a 39°C; Fortaleza, de 25°C a 31°C; Natal, de 24°C a 31°C; João Pessoa, de 23°C a 30°C; Recife, de 23°C a 30°C; Maceió, de 23°C a 30°C; Aracaju, de 25°C a 30°C; e Salvador, de 24°C a 30°C.
- Apoiadores de Evo Morales invadem base militar na Bolívia e fazem reféns
- STF tem 2 votos contra lei que proíbe linguagem neutra em escolas