Os resultados da eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024, divulgados na manhã de quarta-feira, indicaram a vitória do ex-presidente Donald Trump sobre a atual vice-presidente Kamala Harris. Com a notícia, líderes e políticos israelenses começaram a parabenizar o republicano por sua vitória decisiva.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi o primeiro líder mundial a felicitar Trump, mesmo antes que os veículos de imprensa confirmassem oficialmente o resultado.
“Parabéns pelo maior retorno da história!”, declarou Netanyahu em uma mensagem escrita em inglês, no estilo característico de Trump.
“O seu retorno histórico à Casa Branca representa um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso compromisso renovado com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos. Esta é uma vitória grandiosa!”
A mensagem foi assinada com um tom de proximidade: “Com verdadeira amizade”.
Mais tarde, na quarta-feira, Trump e Netanyahu conversaram por telefone em uma ligação de 20 minutos que, segundo o gabinete do primeiro-ministro israelense, foi descrita como “calorosa e cordial”, conforme relatado pela imprensa local.
A volta de Trump ao poder marca o que muitos veem como uma nova fase na relação entre Estados Unidos e Israel, especialmente com a forte parceria que ambos mantiveram durante o primeiro mandato do republicano.
- Deputada que se opôs a Moraes, Maria Salazar é reeleita nos EUA
- Trump não poderá mais disputar a Presidência dos EUA; saiba o motivo