O Partido Republicano está a apenas algumas cadeiras de garantir a maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o que daria ao grupo o controle total do Congresso, depois de ter tirado o Senado dos democratas.
A contagem mais conservadora, da agência Associated Press (AP), divulgada às 17h30 (horário de Brasília), dava 200 cadeiras para os republicanos e 183 para os democratas.
Outros veículos de comunicação, como a emissora CNN, dão aos republicanos 207 a 188, enquanto a CBS News projeta 208 a 192.
De qualquer forma, os republicanos estariam entre 10 e 18 cadeiras de distância de garantir as 218 que garantem a maioria na Câmara dos Deputados.
Antes das eleições desta terça-feira (5), os republicanos começaram com uma pequena maioria de 220 a 212 votos, depois de terem tomado o controle da Câmara dos Democratas nas eleições legislativas de 2022.
Muitas das cadeiras ainda em disputa refletem contagens apertadas que podem levar dias para produzir um vencedor claro.
Em 2022, foram necessários nove dias após a eleição para que os republicanos obtivessem a maioria na câmara baixa.
Na noite desta terça, foi confirmado que os republicanos assumiram o controle do Senado após quatro anos na oposição, depois de virarem pelo menos três cadeiras dos democratas.
Os republicanos manterão uma maioria de pelo menos 52 a 48 no Senado nessa nova legislatura.