O estado de São Paulo se prepara para enfrentar fortes chuvas entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8), conforme alerta emitido pela Defesa Civil Estadual. A previsão é de precipitações intensas em todas as regiões do estado, com volumes acumulados que variam de altos a muito altos.
De acordo com a Defesa Civil, as áreas com previsão de chuvas intensas incluem:
- Níveis Altos: regiões de Marília e Presidente Prudente.
- Níveis Muito Altos: Grande São Paulo, capital paulista, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto
As regiões de Bauru e Araraquara exigem atenção especial, com expectativa de chuvas ainda mais intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. Esse fenômeno ocorre devido à chegada de uma frente fria na costa do Sudeste, gerando condições para pancadas fortes e temporais localizados.
Diante desse cenário, o Governo do Estado anunciou a instalação de um gabinete de crise a partir das 8h desta quinta-feira. O objetivo é oferecer resposta rápida a possíveis emergências relacionadas às chuvas. O gabinete contará com representantes das Agências Reguladoras do Estado, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água, o que permitirá uma comunicação ágil e ações coordenadas de monitoramento e controle.
Em São Paulo, a capital entrou em estado de atenção para alagamentos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, até as 18h30 de hoje, vários pontos de alagamento já haviam sido registrados. Por volta das 17h, alagamentos foram observados em São Paulo e municípios vizinhos, como Osasco e Carapicuíba.
Conforme boletim da Enel, a concessionária de energia, cerca de 64 mil imóveis estavam sem luz na Grande São Paulo às 17h30. Esse número caiu para 43 mil às 20h30. O Corpo de Bombeiros também relatou seis chamados para queda de árvores, em bairros como Guaianases, na Zona Leste, e cidades como Osasco e Barueri, além de 15 ocorrências de enchentes.