Maduro: Vladimir Putin é um ‘crack’ da política internacional

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, fez fortes elogios ao presidente russo, Vladimir Putin, durante uma reunião de alto nível com uma delegação russa em Caracas, na quinta-feira (7). Maduro afirmou que Putin é “uma estrela da política internacional” e o comparou ao famoso jogador de futebol Cristiano Ronaldo, chamando-o de “um goleador nato” como o craque português.


Maduro se referia à recente Cúpula do BRICS, realizada na cidade russa de Kazan, na qual participou no mês passado, e a descreveu como “um grande sucesso”. “Havia 30 chefes de estado lá… e ele [Putin] recebeu todas as delegações, participou das reuniões bilaterais, esteve na sessão plenária. Sem dúvida… o presidente Vladimir Putin é uma estrela da política internacional. Ele é um goleador nato, um goleador nato como Cristiano Ronaldo, tem o instinto de um goleador”, afirmou Maduro durante a reunião com o vice-primeiro-ministro russo Dmitry Chernyshenko.

Cristiano Ronaldo é amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, tendo batido diversos recordes ao longo de sua carreira.

No discurso, Maduro também abordou o conflito na Ucrânia, afirmando que a Rússia enfrentou por anos a “diplomacia do engano” e foi “forçada a se defender”. Ele ainda elogiou a postura de Putin em relação à ameaça do nazismo. “Putin… soube agir no momento certo contra a ameaça do nazismo, que se originou no golpe de estado na Ucrânia”, disse Maduro, aparentemente se referindo ao golpe de 2014, apoiado pelo Ocidente, que depôs o presidente democraticamente eleito Viktor Yanukovich.

Putin, em ocasiões anteriores, acusou o Ocidente de “hipocrisia” e “duplicidade” em suas negociações com Moscou. Durante a Cúpula do BRICS, ele questionou: “É justo mentir em nossa cara sobre a OTAN não se expandir e, depois, expandi-la de qualquer maneira?”. Putin também afirmou que o golpe de 2014 na Ucrânia foi uma violação do direito internacional e a razão do conflito em andamento entre Kiev e Moscou.

Maduro também comentou o “excelente e histórico” discurso de Putin na reunião anual do Clube de Discussão Valdai, em Sochi, na quinta-feira. Durante sua fala, o presidente russo defendeu um novo ordenamento mundial, onde nenhuma nação se sinta “desfavorecida” ou relegada a um papel inferior no palco global.


“O elemento chave para entender o novo mundo é que existem novas superpotências, como a Rússia, novas superpotências não coloniais… que baseiam sua relação com o mundo no respeito, na igualdade… e na cooperação”, disse Maduro, fazendo um paralelo com a história da América Latina e sua luta de 200 anos contra o colonialismo.

O grupo BRICS, formado por países emergentes, inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. O grupo se reuniu para a sua 16ª cúpula anual em Kazan, na Rússia, no mês passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x