O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue os gastos do governo federal com o Festival de Cultura Aliança Global contra Fome e a Pobreza, chamado de “Janjapalooza”.
Organizado com a participação da primeira-dama, Janja da Silva, o festival será realizado entre 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião do G20.
O parlamentar citou o fato de que o governo federal vai gastar R$ 870 mil com o cachê de 29 artistas — cada um vai receber R$ 30 mil. Para Sanderson, é inconcebível um gasto como esse em plena crise econômica, quando o governo está sendo pressionado a cortar gastos públicos.
Os gastos excessivos têm forçado a inflação e, em contrapartida, o Banco Central precisa aumentar os juros para tentar frear o aumento de preços, que prejudica principalmente os mais pobres.
“A utilização de recursos públicos para a realização de shows em meio à crise econômica que assola o país viola os princípios norteadores da Administração Pública, em especial da legalidade”, resumiu Sanderson.