O presidente Lula e a primeira-dama Janja receberam chefes de Estado que participam da cúpula do G20 para um coquetel no início da noite da segunda-feira (18/11).
A recepção ocorreu na área externa do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, mesmo local onde acontece a cúpula dos líderes do bloco. O evento se encerra nesta terça-feira (19/11).
O jantar reuniu os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos; Emmanuel Macron, da França; Claudia Sheinbaum, do México; além dos primeiros-ministros Olaf Scholz, da Alemanha, e Justin Trudeau, do Canadá.
A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do banco dos Brics, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também marcaram presença no coquetel oferecido por Lula.
Já o presidente da Argentina, Javier Milei, não compareceu ao coquetel. Mais cedo, ele tinha protagonizado um cumprimento frio com Lula na chegada da cúpula e teve seu discurso pouco aplaudido na sessão plenária.
Biden animado
Joe Biden tinha deixado o local da cúpula por volta das 16h, após ficar de fora da foto oficial dos chefes de Estado, mas retornou ao MAM para participar do coquetel oferecido por Lula e Janja.
O presidente americano estava animado, segundo relatos dos presentes. O democrata tirou selfies com várias outras autoridades, entre elas, com o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad.
Biden também arriscou alguns passos de dança, ao som dos músicos músicos Mestrinho, Hamilton de Holanda e Armandinho Macêdo. Como antecipou a coluna, os três fizeram um show instrumental.
Lula saiu mais cedo
Durante o coquetel, Lula chegou a brincar com o instrumentista baiano Armandinho. Ao se aproximar do músico, o presidente brasileiro perguntando como faz para ficar com o cabelo azul igual ao do instrumentista.
O petista entretanto, deixou o coquetel mais cedo e foi para o hotel, porque estava cansado. Segundo relatos, Biden ainda continuou no evento por mais meia hora, mesmo após a saída de Lula.
*Informação do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.