O Ministério da Casa Civil tentou justificar a nova cascata artificial da Granja do Torto, apresentada pela primeira-dama Janja nas redes sociais no domingo, 24, mas não informou quanto custou a obra na casa de campo da Presidência da República.
Ao Estadão, a pasta chefiada por Rui Costa afirmou, por meio de nota, que a “manutenção predial corretiva e preventiva de caráter contínuo, adequações, recuperação, reparos e revitalizações da Granja do Torto, o que inclui as áreas interna e externa, como jardins, espelhos d’água e fontes, por meio de contratos já realizados de manutenção predial e serviços comuns de engenharia da Presidência da República.”
“Por abrigar animais silvestres como jabutis, a Residência Oficial da Granja do Torto é classificada como um criadouro conservacionista. Dessa forma, o espelho d’água da Residência, que estava desativado, faz parte do complexo espelho d’água/recinto dos jabutis. Assim, a reativação do espelho d’água foi realizada no mesmo conjunto da revitalização do recinto dos jabutis, uma vez que o recinto desses animais necessita de tanque ou lago.”
“[A] revitalização do espelho d’água remontou ao seu contexto original que é a presença de peixes em seu corpo hídrico e a queda d’água promove agitação e movimentação do leito, com ampliação da superfície de contato água/ar, e, por consequente, oxigenação da água como fundamental para a função vital para os peixes e o microssistema espelho d’água/recinto dos jabutis.”
Apesar da justificativa, a pasta não disse quanto a obra custou aos cofres públicos.
A reforma da Granja do Torto
Com 37 hectares, a Granja do Torto serviu como residência oficial do ex-ministro da Economia Paulo Guedes entre 2019 e 2022, período correspondente ao governo Bolsonaro.
Desde 2023, a casa de veraneio da Presidência da República tem passado por uma reforma.
Em março de 2024, o governo Lula abriu uma licitação de 20 milhões de reais para a realização de reparos nos imóveis oficiais da Presidência da República.
Além do Palácio do Planalto, as obras incluem o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, o Palácio Jaburu e 80 imóveis funcionais.