Algumas regiões do país enfrentarão tempo instável, nesta quinta-feira (5/12), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu avisos de chuvas intensas e acumulados significativos, com graus de perigo laranja e amarelo. As regiões mais afetadas são as Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Segundo o alerta, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos. As regiões afetadas incluem Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia.
O alerta laranja, que indica chuvas intensas e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, abrange as regiões da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Pará.
Segundo o Climatempo, o tempo instável é causado pelo calor e pelo excesso de umidade, que favorecem a formação de nuvens responsáveis pelas fortes pancadas de chuva. A Região Sul é a menos afetada, com Porto Alegre registrando temperaturas acima de 30°C.