Fim de semana será de calor e chuva no Sudeste e de ventania no Sul

Nos próximos dias, a previsão é de clima instável em grande parte do Brasil, com volumes expressivos de chuva, especialmente no Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que todos os estados da região ultrapassem os 100 milímetros de precipitação, com ventos de até 100 km/h.

As chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná foram classificadas pelo Inmet com um aviso meteorológico “laranja”, indicando perigo.

As demais áreas do Paraná também devem registrar chuvas, mas com acumulados abaixo de 50 milímetros por dia.

Os temporais devem persistir durante o fim de semana, com previsão de continuidade até a próxima segunda-feira (9).

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explicou que no Sudeste o clima será de calor, com pancadas de chuva isoladas, mais intensas em Minas Gerais. No domingo (8), a aproximação de uma frente fria aumenta a chuva na região. No Centro-Oeste, o calor também predomina, com chuvas isoladas, mais fortes em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Norte, a previsão é de calor intenso, com chuvas pontuais no Amazonas, Pará e Tocantins. No Nordeste, após fortes temporais na semana passada, o tempo deve melhorar, com a diminuição das chuvas.

Os temporais no Sul devem começar nesta sexta-feira (6), quando uma baixa pressão se formará entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Essa baixa pressão se deslocará para o oceano, dando origem a um ciclone extratropical, que causará intensos temporais, principalmente no Rio Grande do Sul, até sábado, quando o ciclone se afastará para o alto-mar. No domingo, as chuvas continuarão concentradas no Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e Paraná, com risco de alagamentos, transbordamentos, granizo, raios e ventos fortes.

A passagem do ciclone deverá gerar uma frente fria que avançará pela região Sul e, nos próximos dias, atingirá o Sudeste. Para o mês de dezembro, o Inmet prevê chuvas acima da média na maior parte do Norte, nordeste do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Piauí. A Climatempo estima que ao menos quatro ou cinco frentes frias passem pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo a ocorrência de corredores de umidade na região. No Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média, exceto no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.

Apesar da chuva prevista, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país, com possibilidade de dias de calor excessivo, especialmente no Norte, onde as temperaturas médias podem ultrapassar os 28°C. O Inmet também emite avisos meteorológicos, classificados em três níveis de intensidade: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo), por meio do sistema Alert-AS, que não se confunde com os alertas oficiais da Defesa Civil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x