As tempestades e as chuvas intensas avançam pelo Brasil nesta terça-feira, 17, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu dois alertas por causa das precipitações, que atingem 15 Estados.
O principal alerta é de cor laranja, que indica grau de severidade “perigo”, por tempestade. O aviso atinge o norte do Espírito Santo e o centro-leste de Minas Gerais. Entre as principais cidades atingidas estão: São Mateus (ES), Vila Velha (ES), Vitória, Montes Claros (MG), Teófilo Otoni (MG), Governador Valadares (MG) e Sete Lagoas (MG).
As regiões do alerta laranja devem registrar chuvas intensas de até 60 mm/h e ventos fortes de até 100 km/h. Além disso, há possibilidade de queda de granizo. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou o Inmet.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, orientou o instituto. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”
O outro aviso é de cor amarela por chuvas intensas e tem grau de severidade “perigo potencial”. O alerta indica chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Nesse caso, há pouco risco de alagamentos ou quedas de árvores. Porém, o Inmet segue com as recomendações de cuidados para os moradores.
O alerta de chuvas intensas atinge as seguintes áreas:
Acre;
Amazonas;
Rondônia;
Pará;
Mato Grosso;
Tocantins;
Extremo oeste do Maranhão;
Goiás;
Extremo sul do Piauí;
Oeste e sul da Bahia;
Minas Gerais;
Norte de São Paulo;
Distrito Federal;
Espírito Santo; e
Rio de Janeiro.