A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será responsável por grande parte das chuvas intensas esperadas em várias regiões do Brasil nesta segunda-feira, 23 de dezembro. A combinação de umidade e calor já habitual no país se intensifica, trazendo alertas para temporais e acumulados significativos de chuva, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Região Sul
A maioria dos estados da Região Sul está fora dos alertas para chuvas fortes, com exceção do litoral do Paraná, que pode registrar pancadas moderadas a fortes. Em Santa Catarina, a região do Vale do Itajaí e o litoral podem enfrentar chuvas de intensidade moderada, incluindo a grande Curitiba.
Região Sudeste
A situação é crítica no litoral paulista e no sul do Rio de Janeiro, onde chuvas volumosas podem causar alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente entre Peruíbe e Angra dos Reis. Áreas da Serra Fluminense, o Noroeste do Rio, a divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais e o Vale do Rio Doce também estão sob alerta.
Regiões metropolitanas como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além do interior de Minas Gerais, como Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Vale do Jequitinhonha, têm risco de temporais. Em São Paulo, o norte do estado pode registrar chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, enquanto na Grande São Paulo as precipitações devem ser mais leves.
Região Centro-Oeste
O alerta para temporais abrange o Distrito Federal, grande parte de Goiás, incluindo Goiânia, e extensas áreas de Mato Grosso, com maior intensidade no centro, norte, oeste e leste do estado. Em Mato Grosso do Sul, apenas a região centro-norte pode ter chuvas isoladas; demais áreas permanecem fora do alerta.
Região Norte
Na Região Norte, há risco de temporais no norte do Tocantins, leste do Pará, extremo norte do Amapá, oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Em localidades como Manaus, Belém e centro-norte do Pará, o risco se reduz, mas há previsão de chuvas moderadas a fortes.
Região Nordeste
No Nordeste, o centro-sul do Maranhão está sob alerta para temporais. Em outras áreas do estado, incluindo São Luís, além de Teresina, interior do Piauí, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes.