A primeira frente fria de 2024 chega na região Sudeste nesta sexta-feira (03), com expectativas de chuvas intensas e mudanças significativas no clima da região. O fenômeno, que já provocou altos volumes de água no Sul do país, coloca toda região em alerta para temporais durante todo fim de semana.
A frente fria deve estacionar na costa do Espírito Santo no sábado (04), provocando a formação de uma nova zona de convergência do Atlântico Sul. A umidade intensificará as chuvas, afetando principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, reproduzindo o padrão climático observado na semana última semana de 2024.
Em Belo Horizonte, a expectativa é de até 25 milímetros de chuva, enquanto Rio de Janeiro e São Paulo esperam entre 15 e 20 milímetros, respectivamente.
Na capital paulista, a noite de quinta-feira (2) registrou chuvas fortes, colocando a cidade em estado de atenção para alagamentos. Apesar do tempo abafado durante a madrugada, novos temporais poderão ocorrer ao longo do dia.
No Centro-Oeste, em Campo Grande (MS), a chuva deve ser intensa, com previsão semelhante do volume de água no estado paulista.
Autoridades meteorológicas recomendam atenção redobrada da população para os riscos associados às chuvas intensas, como alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas mais vulneráveis das grandes cidades.
Mesmo com a chegada da frente fria, as temperaturas devem permanecer elevadas em grande parte da região Sudeste. Em São Paulo deve atingir máxima de 30°C, enquanto o Rio de Janeiro pode chegar aos 36°C.
Em outras regiões do país, como Cuiabá (MT), termômetros podem registrar com máxima de 35°C. Na região Norte, Manaus (AM) tem máxima de 33°C, e na região Nordeste, em Recife (PE) são esperados 31°C, entre sábado (4) e domingo (5).
A capital federal, Brasília (DF), apresenta um cenário um pouco diferente, com máxima prevista de 25°C e tempo mais nublado, propício para chuvas ainda durante a manhã de sábado.
Na região Sul, com a passagem da frente fria, o sol volta a predominar. Nas capitais, Porto Alegre deve registrar máxima de 34°C, enquanto Florianópolis e Curitiba devem atingir temperaturas entre 31°C e 32°C, mesmo com a possibilidade de chuvas.
- Pablo Marçal comenta sobre Gusttavo Lima candidato à Presidência
- Multas do Ibama prescrevem e governo Lula perde R$ 573,3 mi