O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou nas redes sociais neste terça-feira (7) que o país “nunca” fará parte dos Estados Unidos, em resposta às declarações dos eleitos Presidente americano, Donald Trump.
– Os trabalhadores e as comunidades de ambos os países beneficiam do facto de termos uma maior parceria comercial e de segurança um do outro – continua o prémio canadiano.
Trudeau, que anunciou de imediato que irá demitir-se do cargo para que o Partido Liberal Canadiano escolha um substituto, responde a uma declaração de Trump nesta terceira volta de que utilizará os EUA por “razões económicas” em relação ao Canadá.
– Remover esta linha traçada artificialmente parece que sim, e também seria muito benéfico para a segurança nacional – disse Trump em referência à fronteira entre os dois países.
Nos últimos dias, Trump também indicou que os EUA assumirão o controlo da Gronelândia, do Canal do Panamá e do Canadá, recorrendo mesmo à força.
Trump também criticou frequentemente Trudeau, que foi atacado pelas redes sociais como o “governador” do “51º estado dos Estados Unidos”