Estrategista da vitória de Donald Trump em 2016, Steve Bannon afirmou que o único objetivo do bilionário Elon Musk, um dos assessores mais próximos do presidente eleito dos Estados Unidos, é ganhar dinheiro. Ele declarou estar confiante de que conseguirá expulsar o proprietário da Tesla e da SpaceX da Casa Branca.
– Farei com que Elon Musk seja expulso antes da posse. Ele não terá um passe azul com acesso total à Casa Branca. Ele será como qualquer outra pessoa. Ele é uma pessoa muito má – acusou Bannon, em entrevista publicada nesta quarta-feira (8) no jornal Corriere della Sera.
Bannon enfatizou que “impedi-lo se tornou uma questão pessoal”.
– Antes, por ele ter investido tanto dinheiro, eu estava disposto a tolerá-lo. Agora não estou mais. Agora não estou mais – comentou.
Além de ser o doador de campanha mais importante de Trump, Musk é seu promotor mais influente nas redes sociais e um dos principais assessores do presidente eleito em assuntos políticos e pessoais.
– Musk não faz parte deste governo, ele está fazendo um relatório de eficiência para nos ajudar a construir um governo estadual – disse Bannon, condenado em 2022 por não cumprir uma intimação de um comitê que investigava a invasão de janeiro de 2021 ao Capitólio.
No centro do conflito entre os dois estão os vistos H1B para imigrantes qualificados e talentosos, os quais Musk disse apoiar, embora com reformas, enquanto Bannon se opõe totalmente.
– O problema é que os tecnofeudalistas estão usando-os para seu próprio benefício e as pessoas estão furiosas, 76% dos engenheiros do Vale do Silício não são americanos. Essa é uma parte fundamental para colocar nossa economia de volta nos trilhos. Esses são os melhores empregos, e os negros e hispânicos não têm acesso a eles – comentou.
Segundo Bannon, Musk “tem a maturidade de uma criança” e “francamente, as pessoas ao redor de Trump estão cansadas dele. Vimos sua natureza intrusiva, sua falta de compreensão dos problemas reais e seu apoio apenas a si mesmo”.
– O único objetivo dele é se tornar um trilionário. Ele fará de tudo para garantir que cada uma de suas empresas seja protegida, obtenha um acordo melhor ou ganhe mais dinheiro. O acúmulo de riqueza e, por meio da riqueza, o poder: esse é o objetivo dele. Os trabalhadores americanos não vão tolerar isso – concluiu.