Pai de Arthur Lira, Benedito de Lira, morre aos 82 anos em Maceió

O ex-prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, conhecido como Biu de Lira, faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, após complicações de saúde relacionadas a um câncer. Ele estava internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, onde havia passado por uma cirurgia de emergência. A causa da morte foi uma parada cardíaca.

Benedito de Lira, que foi figura central na política de Alagoas, era pai do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A assessoria do deputado confirmou o falecimento de seu pai por meio de uma nota oficial, lamentando a perda de um grande líder político e familiar.

Natural de Junqueiro, Alagoas, Benedito de Lira nasceu em 1º de maio de 1942. Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele iniciou sua carreira política como vereador em sua cidade natal, em 1966. Em 1983, passou a atuar no cenário estadual, sendo eleito deputado estadual, cargo que ocupou até 1995, quando iniciou sua trajetória na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele permaneceu no cargo até 2011, quando assumiu o cargo de senador por Alagoas, representando o estado na Casa Alta até o final de seu mandato.

Além de sua carreira política de destaque, Benedito de Lira também teve uma trajetória importante como prefeito de Barra de São Miguel. Em sua última eleição, foi reeleito para o cargo com 68,12% dos votos válidos, totalizando 4.563 votos, superando o adversário Floriano Melo (MDB). A vitória, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi celebrada ao lado de sua família, incluindo seu filho Arthur Lira, que já era uma figura proeminente na política alagoana.

Embora tenha conquistado a reeleição, Benedito de Lira não pôde participar da cerimônia de posse, realizada em 1º de janeiro deste ano, devido ao seu estado de saúde. Em seu lugar, Arthur Lira assumiu temporariamente o cargo, emocionando-se ao fazer um discurso em homenagem ao pai.



Eis a nota da assessoria do deputado:

O estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Faleceu na manhã desta terça-feira (14) aos 82 anos de idade o ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel Benedito de Lira. Detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro ainda serão anunciados pela família.

Benedito, ou Biu como era carinhosamente chamado, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano.

Mesmo em tratamento, Benedito superou adversidades e exerceu com empenho seu último mandato em cargo público, liderando uma gestão de inúmeras conquistas na Barra de São Miguel e inclusive participando ativa e alegremente em 2024 de sua vitoriosa campanha eleitoral no município. Com seu falecimento, assume em definitivo o Executivo Municipal o vice-prefeito Henrique Alves Pinto.

Homem simples e de origem humilde, que sempre preferiu o contato direto com a população no lugar da sisudez dos diversos gabinetes que ocupou em Alagoas e em Brasília, Benedito de Lira era formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo iniciado seu curso de graduação em 1968 e concluído em 1972.

Nascido em Junqueiro em 1942, nunca abandonou sua gente e suas raízes. A infância pobre, que poderia ser um limitador, transformou-se em um incentivo à superação de obstáculos e à escolha da causa política como ideal de vida. Tanto que Junqueiro, sua terra natal, o elegeu vereador por dois mandatos em 1966 e 1970.

Transferindo-se para Maceió, onde atuou em diversos setores como, por exemplo, escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e na gestão do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago, elegeu-se para Câmara de Vereadores da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x