Prefeitura de SP explica por que construiu o muro na Cracolândia

O Prefeitura de São Paulo concluiu recentemente a instalação de um muro de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura na região da Cracolândia, no Centro da cidade, com o objetivo de delimitar a área e proporcionar maior controle sobre a situação dos usuários de drogas. O muro, que fica na Rua General Couto Magalhães, perto da estação da Luz, substitui tapumes de metal que já estavam no local, em uma tentativa de melhorar a segurança, tanto para os usuários quanto para a população em geral.

Segundo a gestão municipal, a mudança busca melhorar o atendimento aos usuários de drogas, garantir mais segurança para as equipes de saúde e assistência social e facilitar o tráfego de veículos na área. A Prefeitura também argumenta que a construção do muro não é um ato de confinamento, como alguns críticos alegam, mas uma forma de proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade e prevenir acidentes. A Prefeitura afirmou ainda que houve uma redução de 73,14% no número de pessoas na região de janeiro a dezembro de 2024, um reflexo da implementação de medidas de assistência social.

Esclarecimentos da Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo contestou a divulgação de ilações sem fundamentos a respeito do trabalho de acolhimento e assistência à saúde realizado na Cena Aberta de Uso (CAU) na Rua dos Protestantes. A administração municipal forneceu os seguintes esclarecimentos:


  • Proteção e Não Confinamento: O muro foi instalado onde já existiam tapumes de metal para fechamento de uma área pública. A troca foi realizada para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de moradores e pedestres, e não para “confinamento”.
  • Substituição de Tapumes: Os tapumes eram quebrados com frequência, oferecendo risco de ferimentos às pessoas. Por isso, foram substituídos por alvenaria.
  • Garantia de Segurança e Acesso: A Prefeitura retirou os tapumes do lado da Rua dos Protestantes, abrindo a área, para garantir a segurança, o acesso e o atendimento às pessoas que ocupavam o terreno público. O trecho ao lado da Rua Couto de Magalhães foi mantido para proteção das mesmas devido ao fluxo de veículos na via e à circulação nas calçadas.
  • Melhorias no Piso: Além da substituição dos tapumes pelo muro, a Prefeitura também fez melhorias no piso da área ocupada para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Portanto, a administração municipal afirma que não atuou na região com outros interesses que não sejam a assistência e o acolhimento às pessoas em vulnerabilidade na Cena Aberta de Uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x