O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou otimismo após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que foi acordado na última quarta-feira (15). Em sua conta no X, Lula destacou que a notícia traz “esperança após tanto tempo de sofrimento e destruição”.
“Após tanto tempo de sofrimento e destruição, a notícia de que um cessar-fogo em Gaza foi finalmente negociado traz esperança. Que a interrupção dos conflitos e a libertação dos reféns ajudem a construir uma solução duradoura que traga paz e estabilidade a todo Oriente Médio”, afirmou o presidente.
O acordo, que marca o fim de mais de um ano de intensos conflitos que resultaram em mais de 46 mil mortos, também estabelece a troca de reféns israelenses e prisioneiros de guerra em etapas até a completa desocupação da Faixa de Gaza pelas forças israelenses. A primeira fase do cessar-fogo terá duração de 42 dias.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que foi comunicado sobre o acordo pelos governos do Catar, Egito e Estados Unidos, que atuaram como mediadores nas negociações. O Brasil, por meio do Itamaraty, incentivou ambas as partes a respeitarem os termos do pacto e garantirem a cessação permanente das hostilidades, além da entrada de ajuda humanitária em Gaza.
O governo brasileiro reiterou também o compromisso com a solução de dois Estados, com a criação de um Estado da Palestina independente e viável, que possa viver lado a lado com Israel em paz e segurança.
- Moraes dá 48 horas para defesa de Daniel Silveira entregar arma
- TikTok pode encerrar operação nos EUA no próximo domingo