O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiantou que neste domingo (2) conversará com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para abordar o tema das tarifas de 25% que ordenou aplicar a partir de 4 de fevereiro.
“Falarei com o primeiro-ministro Trudeau amanhã de manhã e também falarei com o México amanhã de manhã. E não espero nada muito dramático. Impomos tarifas. Eles nos devem muito dinheiro e tenho certeza de que vão pagar”, disse Trump, que sustenta que seu país apresenta um grande déficit comercial com seus parceiros da América do Norte.
Neste domingo, a presidente Claudia Sheinbaum insistiu em seu chamado para manter o diálogo e as negociações com o governo dos Estados Unidos para buscar soluções comuns em temas como o tráfico e consumo de fentanil, e negou que uma batalha tarifária seja o melhor caminho.
O mandatário norte-americano justificou as tarifas comerciais a seus parceiros ao considerar que o déficit comercial está ajudando a aumentar a dívida dos Estados Unidos, que segundo suas declarações ultrapassa os 36 trilhões de dólares.
“Tem sido injusto. Por isso devemos 36 trilhões de dólares; temos déficit com todo o mundo”, expressou Trump antes de embarcar no avião que o leva de volta à cidade de Washington, após passar o fim de semana em sua mansão privada de Mar-a-Lago, na Flórida.
Trump afirmou que manterá sua política tarifária não só com México e Canadá, mas também com a China e outros países que “enganaram” seu país durante décadas no intercâmbio comercial.
Em relação à sua relação com o México, o presidente dos EUA destacou que desde que assumiu seu segundo mandato, o número de migrantes que chegam à fronteira entre México e Estados Unidos diminuiu drasticamente.
Trump conversará com Trudeau e Sheinbaum sobre tarifas de 25% nesta segunda-feira
![](https://vistapatria.com.br/wp-content/uploads/2025/02/images-2025-02-03T111622.850-679x445.jpeg)