Lula recebe Hugo Motta e Davi Alcolumbre antes da abertura do ano legislativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (3) no Palácio do Planalto os presidentes eleitos da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Os parlamentares assumiram os cargos no último sábado (1º) e seus mandatos terão duração de dois anos, até fevereiro de 2027.

Durante a cerimônia, que contou com uma declaração à imprensa ao lado de Motta e Alcolumbre, Lula falou sobre a amizade com ambos e afirmou que a relação entre o Executivo e o Legislativo será tranquila. “Estou aqui junto com Davi Alcolumbre e Hugo Motta e estou muito feliz. Primeiro porque sou amigo dos dois; tenho conhecimento do compromisso democrático que eles têm. E eles não terão problema na relação política com o Executivo”, afirmou o presidente.

Lula também fez uma previsão sobre a futura convivência política, afirmando que, ao fim dos mandatos, será possível avaliar positivamente a relação entre os Poderes. “Estou convencido de que, daqui a dois anos, quando estivermos fazendo o julgamento dos mandatos, vamos com muito orgulho notar que vocês da imprensa constataram que a democracia foi restabelecida na sua plenitude no nosso querido país. E eu tenho certeza que a nossa convivência será exemplo para o futuro e exemplo para aqueles que hoje fazem parte do presente e muitas vezes não querem entender”, acrescentou.

As eleições das mesas diretoras do Senado e da Câmara ocorreram no último final de semana, com as candidaturas de Motta e Alcolumbre contando com o apoio do Palácio do Planalto. O governo avalia que a relação com o Congresso não será alterada pelas novas lideranças. Após o pleito, o presidente Lula deverá focar na análise da reforma ministerial.

Em seu discurso, o novo presidente da Câmara, Hugo Motta, falou sobre a importância de manter a harmonia entre os Poderes. “A nossa democracia rege a Constituição e os Poderes devem ser independentes e harmônicos. E essa harmonia, penso eu, é que o Brasil precisa”, afirmou. Ele também frisou a importância do diálogo contínuo entre Executivo e Legislativo, destacando que “quem ganha são os mais de 210 milhões de brasileiros”.

Davi Alcolumbre, por sua vez, falou sobre a relação de amizade com o Planalto e a disposição do Legislativo em colaborar com o governo. “O Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. E eu tenho certeza que é esse o espírito colaborativo”, concluiu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x